GS11 | Porto

Hotelaria e RESTAURAÇÃO

Cliente: Cliente Privado

Área: 1070 m2

Equipa: MGF – Estudos e Projetos, Engenharia e Consultadoria

Construção: Reabilitarco Lda.

Contratualização: 2011

[FINALIZADO]
Criar no centro histórico uma unidade hoteleira

Existia uma intenção do projecto clara de não romper com as pré-existências do edifício, nem abolir a estrutura em que este se apoiava.

Pensando de um modo contemporâneo, usou-se  um ponto de equilíbrio entre o pré-existente e a remodelação. Nesta intervenção foi demolido apenas o estreitamente necessário para o uso de unidade hoteleira – Hostel.

Na remodelação constam o aproveitamento espacial do piso de rés do chão, um aumento das instalações sanitárias e uma reorganização dos espaços a nível dos pisos superiores.

desenhar arquitetura para um público alvo específico

Pensar projeto com um fim comercial

No piso térreo são criados espaços que favorecem o espaço da receção dos hospedes e o espaço de restauração que será composto por zonas distintas: cozinha comunitária, sala de estar comum, balcão de bar, instalações sanitárias e área exterior de terraço.

A sala principal, de interior claramente continuo, encontra os seus limites na fachada envidraçada que lhe cria uma restrição física mas nunca visual, prolongando assim, todo o seu espaço lúdico para o exterior.

Nos pisos superiores, a zona dos quartos será munida de dois balneários, estrategicamente colocados nos pontos médios do piso, de fácil acesso e de modo a que cada pessoa percorra a menor distância possível.

No seguimento destas directrizes, isola-se o espaço de acesso vertical e cria-se em seu redor o corredor que fará acesso aos quartos, posicionados perpendicularmente às fachadas, nascente e poente, o que permite a todos os dormitórios recebam luz directa tal como uma exposição favorável à iluminação e à salubridade natural.

GAleria do Projeto

As imagens virtuais criadas, são imagens de trabalho,
para uma melhor interpretação com o cliente.
Não são imagens para/com fins comerciais.