NA38 | Porto

Residencial

Cliente: Privado

Área: 210 m2

Equipa: S-AXIS Engenharia

Construção: a definir

Contratualização: 2019

[em concurso]
vista histórica porto, 1880
o edifício e suas pré-existências

Em frente de Rio Douro, numa das zonas mais emblemáticas da cidade do Porto. O prédio existente é de três frentes, sendo que os principais acessos se fazem pela Rua Nova de Alfandega, e pela Calçada do Forno Velho.

Pretendia-se a realização de obras de conservação e remodelação, sendo que as mesmas deveriam passar apenas por um reajustar interior, mantendo o cariz histórico do edifício.

As preexistências, e as referências ao passado, quer nos vãos interiores e exteriores, a clarabóia, assim como a escada de acesso ao piso 3, são de valor e referência patrimonial e por isso mesmo foram desde o estudo prévio mantidos.

a importância de criar novos acessos

re’pensar os percursos de entrada

Ao nível dos acessos propõe-se a manutenção e total conservação do acesso vertical em escada, que dá acesso aos primeiros dois pisos do edifício. E um redesenho no acesso ao terceiro Piso. O projeto preconizado resolve as circulações horizontais e verticais tendo em consideração a articulação com as cotas dos existentes e a manutenção das cotas de soleira originais das fachadas a manter.

A reorganização dos acessos é tida como matriz principal de projeto. O acesso ao piso 3 passa a fazer-se a par com o acesso ao 2º Andar pela calçada do forno velho, rua tardoz ao arruamento pricipal. Assim é dada uma nova espacialidade e nobreza à entrada, ocupando uma preexistência de uma antiga porta paralela ao acesso da calçada.

galeria edíficio | antes de invertenção